FELIZ NATAL E UM 2014 SUPIMPA!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

INTERVENÇÃO ARTíSTICA URBANA

Na quinta-feira, dia 03/09/2010, os alunos da oficina de artes da Escola Integrada realizaram uma intervenção artística urbana sob a orientação do artista plástico Jamaro. Os estudantes dos 2º e 3º ciclos participaram do evento que consistiu em escrever a palavra NÃO com balões brancos e azuis na grama da rotatória da Av. Antônio Carlos. O NÃO pode significar várias coisas, como NÃO às drogas, NÃO à violência, NÃO aos políticos corruptos, entre outras coisas e por isso mesmo também pode possuir um sentido positivo. Foi uma experiência educativa, divertida e, principalmente, um exercício de cidadania pois tivemos a oportunidade de expressar o que não conseguimos dizer no nosso dia-a-dia.
Texto: Edinéia Amaral/ Jéssica Rodrigues
Fotos: Regina Márcia

104 comentários:

  1. A atividade foi muito bacana mesmo. Seria importante que cada pense um pouco sobre os "nãos" que quer estabelecer para a sua vida.

    Abs e força à turma do blog!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de colocar os balões lá na rotatória , mas eu não gostei que as pessoas que tiraram os balões e as plaquinhas da rotatória.

    ResponderExcluir
  3. Eu não pude estar presente mas pelas fotos e comentários dos meus colegas.
    Pelos os comentários eu vir que foi muito legal,mas pessoas que não estavam participando
    fez a gentileza de estragar o nosso trabalho mas tirando disso ,foi tudo ótimo

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito de ter participado desse evento muito bom eu gostei muito espero que outras pessoas que participaram tenham gostado também obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho na minha opnião que foi uma ótima ideia fazer esta intervenção artística,pois ela foi um trabalho essencial para qualquer aula de artes.Este trabalho foi feito em um dia quente de sol na rotatória da Av.Antônio Carlos onde os grupos um,dois,três,quatro,cinco,seis e os meninos(as) do terceiro ciclo participaram. Foi uma atração e tanto foi assim que foi o nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, mas teve vândalos que destruíram tudo.

    ResponderExcluir
  7. eu gostei muito da rotatória da Antônio Carlos. a gente da embh fez uma paLAVRA NÃO AS DROGAS A VIOLênCIA AO AQUECIMENTO GLOBAL NÃO MATAR AS PLANTAS CORTAR AS ÁRVORES COM A SERRA ELÉTRICA.OS MENINOS DA OUTRA ESCOLA ARRANCARAN TODOS OS BALÕES DO NÃO.ELES NÃO PODEM VER LA QUE DISTROEM.

    ResponderExcluir
  8. Fazer a intervenção artística urbana na rotatória da Av. Antônio Carlos foi muito legal eu gostei no final quando sim pareceu um Não.Depois veio umas pessoas que estragaram o nosso trabalho. Até os alunos do terceiro ciclo apareceram na televisão brincamos tiramos fotos e debaixo do sol quente,mais ficou legal. As placas também chamaram muita atenção por ali eu gostei muito de ter feito aquele trabalho eu amei tudo.

    ResponderExcluir
  9. eu gostei muito quando nos colocamos os baloes eu achei chato quando os meninos arrancaram os balões.

    ResponderExcluir
  10. eu gostei muito do trabalho

    ResponderExcluir
  11. anderson monteiro barros g1segunda-feira, setembro 13, 2010

    eu gostei muito. por que é uma boa ideia.mas eu gostei muito de colocar os balões,mas só que alguns alunos não ajudaram a colocar os balões.

    ResponderExcluir
  12. Eu não participei, mas pelo o que vi na foto a atividade parecia estar bem interessante.

    ResponderExcluir
  13. Eu achei muito ruim que eu não fui colocar os balões que eu faltei de aula e eu não fui.

    ResponderExcluir
  14. eu achei muito bom para ser verdade

    ResponderExcluir
  15. Eu não fui,mais acho que foi muito interessante, fazer uma manifestação. acho que poderia acontecer mais vezes.

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito do trabalho do Jamaro.

    ResponderExcluir
  17. eu participei desta atividade.
    e os meninos de outras escola arrancarram os balões e as placas.

    ResponderExcluir
  18. Eu participei do trabalho do Jamaro,foi muito bom por aqueles balões na graminha.Cada turma pós um pouco dos balões, eu gostei muito mas sabia que os balões não iam ficar lá nem um dia porque os meninos do José Diogo arrancaram tudo etc.

    ResponderExcluir
  19. Eu fui perto do DI,e participei do não e gostei muito de fazer o trabalho com os meus colegas e com os balões. Mas eu não gostei quando os meninos e meninas do José Diogo foram e atrapalharam o nosso trabalho do NÃO.Eu gostei muito,e também eu peço OBRIGADA para os meninos e meninas da manhã que nos ajudaram no trabalho do NÃO.

    ResponderExcluir
  20. Eu participei e gostei muito porque foi uma atividade
    diferente e foi bom como eu disse foi diferente e ajudou a desenvolver mais ideias e no dia achamos que iria diminuir a violência eo alcoolismo e etc.
    Mas os meninos(a) de outra escola desmancharam nosso
    trabalho e ficamos tristes fazer o que né. eles que
    não respeitaram

    ResponderExcluir
  21. Eu achei muito legal o trabalho com o professor de artes, mais no final da aula alguns meninos de outras escolas foram lá e tiraram todos os balalões e o nosso trabalho ficou todo atrapalhado,mais eu fiquei muito feliz por ter feito o trabalho com todos os alunos participando, um ajudado o outro foi muito mais muito legal! Eu amei muito o trabalho!

    ResponderExcluir
  22. eu fui mas eu não gostei foi muito paia e a escola gastou dinheiro à toa e pra os meninos e meninas da escola DOUTOR JOSE DIOGO de Almeida MAGALHAES pegarem como nunca tivesse visto um balão na vida e o sol estava quente e os meninos[nas] da 7 série foram Entrevistados e os da 3,4,5 serie NÃO.

    ResponderExcluir
  23. brenda monique dias solsasegunda-feira, setembro 13, 2010

    eu achei muito legal porque a gente estava fazendo uma coisa muito boa e a gente estava aprendendo com a intervenção artística e o melhor de tudo é que não prejudica o ambiente eu também não gostei porque no final do horário os meninos da escola doutor Jose Diogo de Almeida Magalhães mal-educados é que em vez deles passarem perto e só ver eles fizeram o favor de passar e estragar tudo que a gente teve o maior trabalho de fazer com o maior carinho isto me deixa extremamente triste

    ResponderExcluir
  24. eu não foi mas gostei muito

    ResponderExcluir
  25. Eu não participei mas queria estar lá pois vi as fotos e o trabalho dos meninos e meninas foi ótimo mas como já disse queria estar lá mas estava passando mal mas ficou lindo uma obra prima e todos vcs já podem virar artistas como o prof JAMARO bjos tchau.

    ResponderExcluir
  26. eu gostei muito mesmo ,foi de mais ,eu finquei uns 8 baloes

    ResponderExcluir
  27. Eu não gostei muito do Não do Prof. Jamaro, porque eu não queria fazer nada.

    ResponderExcluir
  28. eu não pude participar, mas eu gostei ficou muito legal.

    ResponderExcluir
  29. eu achei muito interessante sobre a obra do jamaro sobre os balões eu depois quero fazer de novo tá bom?

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito deste trabalho que fizemos,acho que devemos fazer isto mais vezes.
    Só não gostei da atitude dos pais que deixaram os seus filhos pegar os balões, e que se eles tivessem feito aquele trabalho eles não gostariam que nós da escola embh acabássemos com a arte que eles fizeram.

    ResponderExcluir
  31. Eu achei o trabalho muito legal, gostei muito da atividade de colocar os balões na grama formando a palavra não. Eu gostei muito!!!

    ResponderExcluir
  32. eu achei muito legal eu gostei por que a gente aprende muito eu acho que a gente aprende muitas coisas sobre a arte nosso professor que é muito legal por que ensinou muita coisa legal também e a gente se divertiu bjos tchau pra todo mundo!!!!!!!!.

    ResponderExcluir
  33. eu gostei muito do trabalho que o Jamaro fez com a gente . Espero que ele faça mais coisas legais com a gente. Achei muito lindo o trabalho dele.

    ResponderExcluir
  34. Eu gostei do passeio na rua que nós fizemos com os balões, nos pegamos os balões e colocamos na grama formando a palavra não. Eu achei muito legal!!!

    ResponderExcluir
  35. Gostei da oportunidade de participar dessa intervenção. Os alunos estavam envolvidos e tudo correu bem. Parabéns ao Jamaro e a todos os alunos.

    ResponderExcluir
  36. Eu adorei por que as pessoas pode ter uma noção do que desenvolvemos na escola. E também TODOS FICAMOS FELIZES.

    ResponderExcluir
  37. não foi bom porque eu não fui

    ResponderExcluir
  38. eu não fui mais mesmo não eu indo eu tenho certeza
    que foi legal.

    ResponderExcluir
  39. eu gostei porque isso pode melhorar a guerra

    ResponderExcluir
  40. gostei muito porém,o sol estava muito quente e ainda foi servido sopa na merenda.

    ResponderExcluir
  41. willian wagner candido ferreira g3segunda-feira, setembro 13, 2010

    é eu gostei muito mais o chão estava muito seco , mas foi divertido

    ResponderExcluir
  42. Eu gostei muito da Intervenção Artística Urbana porque chamou muito a atenção das pessoas que passavam pelo local , as placas que nós alunos escrevemos também ficaram muito criativas...Espero que muitos cidadãos tenham consciência do NÃO que estamos dizendo e escrevendo..
    Eu digo meu NÃO Á VIOLÊNCIA
    Mais é uma pena que serviram SOPA depois de nós alunos e alguns professores termos ficado debaixo de um sol quente...Mas tirando isso foi muito legal

    ResponderExcluir
  43. Eu gostei muito pena que eu não estava lá,mas pelas fotos eu vi que foi muito legal,e tambÉm os trabalhos ficaram Ótimos.

    ResponderExcluir
  44. Eu gostei muito da forma que o Jamaro ter escrito a palavra não, dizendo NÃO pra tudo que é ruim

    ResponderExcluir
  45. Eu adorei porque eu achei muito interessante,nós alunos termos feito esse tipo de trabalho, porque incentiva até para nós mesmos não cometer violências,a não desrespeitar as pessoas na escola ou até no nosso dia-dia mesmo.
    Eu achei muito interessante o nosso trabalho,valeu ter ficado um dia inteiro enchendo balões.

    ResponderExcluir
  46. ficou muito bom mas não adiantou nada,mas mesmo assim parabéns.

    ResponderExcluir
  47. Eu achei uma chatice
    Ficar naquele sol todo

    ResponderExcluir
  48. Foi uma honra participar dessa intervenção urbana tivemos o direito de dizer o que não dizemos no nosso dia-a-dia, e também foi bom ter ajudado nesta postagem.

    ResponderExcluir
  49. muito interessante pena que não funcionou porque logo apos ficarmos naquele sol horrível destruíram todo o nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  50. Não participei mais eu fui la olha
    ficou bom

    ResponderExcluir
  51. Eu não participei mas eu sei que foi legal. Que pena que eu não fui...

    ResponderExcluir
  52. Amei a nossa Intervenção Artísticas ficou muito bom!
    Que pena que depois os meninos estouraram tudo.E acho que poderíamos fazer mais vezes.

    ResponderExcluir
  53. Não participei mais visitei

    ResponderExcluir
  54. Poxa o sol estava quente. Devia ter um sorvete ou picolé.Não sopa.

    ResponderExcluir
  55. Adorei o nosso projeto de intervenção .Pois nos faz entender o significado da palavra 'NÃO'.E eu gostei muito do trabalho e acho que deveria ser feito muito mais vezes.

    ResponderExcluir
  56. nó foi muito louco velho a gente colocou muitos balões no chão e plaquinhas!Foi muito legal

    ResponderExcluir
  57. eu adorei a intervenção artística. gostei muito

    ResponderExcluir
  58. HAAA... QUE PENA QUE EU NÃO FUI.POR QUE EU FIQUEI DOENTE LOGO AGORA.AH,MAS INDA BEM QUE A REGINA LEVOU A MAQUINA DELA.

    ResponderExcluir
  59. Eu não participei da intervenção, mais achei a iniciativa muito legal!

    ResponderExcluir
  60. Eu gostei muito. Pena que eu nao fui, mas ficou ótimo. Uma ótima ideia o Jamaro fazer issso sobre o não às coisas ruins. Parabéns pelo trabalho!!!.

    ResponderExcluir
  61. eu gostei muito do projeto
    adorei a ideia do Jamaro acho que projetos como esses sempre tem que ser feitos e valorizados
    foi muito bem organizado e o Jamaro está de parabéns.

    ResponderExcluir
  62. Eu achei um pouco ruim, porque nos tivemos que ficar muito tempo sem beber água e também ficar queimando no sol.

    MAIS o resto eu achei bom, o trabalho e a ajudas dos meninos!!

    ResponderExcluir
  63. Achei muito legal a ideia do Jamaro de fazer a intervenção,eu participei e gostei!

    ResponderExcluir
  64. Eu gostei muito. Foi legal espetar o balão na terra e dizer não à violência etc... e eu gostei muito da ideia do Jamaro. É isso ele está de parabéns.

    ResponderExcluir
  65. Ah.que pena que eu não fui estava doida para poder ver e ajudar a fazer a intervenção artística .

    ResponderExcluir
  66. Gostei muito do que fizemos. Por que eu mesmo participei e achei legal. Os cartazes diziam: não à discriminação,não à compra de votos,não à violência e muitos outros...

    ResponderExcluir
  67. Foi + ou - , o + foi porque ficou maravilhoso e a ideia do Jamaro foi impressionante agora o - foi porque estava um sol forte e estávamos com sede o tempo todo.

    ResponderExcluir
  68. Eu nao fui mais achei legal, mais muita gente nao gostou da ideia do professor jamaro.

    ResponderExcluir
  69. gostei do trabalho pena que foi destruído por vândalos só espero fazer outro trabalho como esse.

    ResponderExcluir
  70. Amei a nossa intervenção,foi muito legal:)

    ResponderExcluir
  71. eu estava lá e gostei mas os meninos do josé diogo passaram la e estragaram tudo

    ResponderExcluir
  72. Eu achei bom, mas eu não participei dessa atividade!

    ResponderExcluir
  73. eu gostei muito da nossa intervenção :)

    ResponderExcluir
  74. Eu achei muito bom, mas os meninos do José Diogo destruiram os balões, e espero que da proxima vez que agente for fazer outra atividade eles não destruam!!! Bjos

    ResponderExcluir
  75. simone silva ramos g6quarta-feira, setembro 15, 2010

    eu não fui mas adorei as fotos eu não gostei que os
    meninos do José Diogo tiraram os balões da Antônio Carlos.

    ResponderExcluir
  76. EU FIQUEI MUITO TRISTE PORQUE AS PESSOAS ARRANCARAM OS BALÕES, MAIS FIQUEI MUITO FELIZ PORQUE O TRABALHO FICOU LINDO DEPOIS DE PRONTO.

    ResponderExcluir
  77. eu gostei muito mas os meninos tiraram os balões meu primo não pegou nenhum balão e os meninos do José Diogo pegaram muitos.

    ResponderExcluir
  78. Eu achei muito legal ter participado da intervenção, mais os meninos do José Diogo tiraram tudo e eu não gostei da falta de respeito deles.

    ResponderExcluir
  79. FOI MUITO LEGAL, EU GOSTEI BASTANTE. O TRABALHO FICOU ÓTIMO.

    ResponderExcluir
  80. eu não fui mas meus colegas que foram me disseram que foi muito bom eu adorei as fotos e gostaria de estar lá com vocês adorei a ideia do Jamaro mas fiquei muito triste com os meninos e meninas que tiraram os balões mas fiquei contente com todos.

    ResponderExcluir
  81. Eu gostei, foi muito legal! Pena que foi destruído, mas eu ajudei a por os balões.

    ResponderExcluir
  82. eu gostei muito da atividade porque foi muito legal eu gostaria de participar mais vezes.

    ResponderExcluir
  83. eu gostei muito só de ver as fotos e deu vontade de estar lá, da próxima eu vou estar lá para fazer mais bonito e não gostei dos meninos que estragaram. Tirando isso, eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  84. quando a professora cris me deu os balões,eu fiquei
    muito feliz por quê? porque eu perguntei a ela onde
    que nós vamos levar os balões? ela falou nós vamos levar para fazer um trabalho que fala das violência,
    que é sobre o não.Aí os meninos estragaram o nosso trabalho,e eu fiquei muito triste.

    ResponderExcluir
  85. Eu gostei mais estava um pouco chato, por que eu não coloquei muitos balões e também estava fazendo muito calor, não gostei quando os alunos do José Diogo pegaram tudo, a minha prima também pegou e eu fiquei muito magoada com ela.
    MIL BEIJOS!

    ResponderExcluir
  86. gostei muito do trabalho do Jamaro mas pena que os meninos de outra escola pegaram na hora de ir embora eu vi um tanto de menino pegando e eu fiquei triste

    ResponderExcluir
  87. EU NÃO GOSTEI PORQUE ACHEI QUE A ESCOLA GASTOU DINHEIRO ATOA, A IDÉIA DO JAMARO NÃO FOI BOA PORQUE ASSIM QUE COLOCAMOS OS BALÕES ELES VOARAM TODOS, AINDA BEM QUE EU NÃO CATEI PORQUE ELES VOLTARAM A VOAR. GOSTEI DA PARTE DE PODER TER SAÍDO DA ESCOLA E ISSO FOI LEGAL, MAIS O CALOR TAVA MUITO FORTE. QUANDO VOLTAMOS PARA A ESCOLA EU ZUEI MUITO PORQUE OS MENINOS QUE ESTAVAM NA IGREJA FINCARAM MAIS BALÕES QUE A GENTE. EU SÓ COLOQUEI DOIS BALÕES, PORQUE ELES ESTAVAM VOANDO TODOS.
    TCHAU!!

    ResponderExcluir
  88. Eu gostei muito do projeto do Jamaro mas os meninos do Honorina e do José Diogo destruíram o nosso trabalho ao invés de só olhar.

    ResponderExcluir
  89. Eu gostei de colocar os balões e também as placas,
    mas ficamos tristes porque as pessoas arrancaram os balões.
    Eu gostaria de podermos fazer essa atividade de novo!!!

    ResponderExcluir
  90. pedro henrique miliano g4quarta-feira, setembro 15, 2010

    Eu fui e quando passamos pelo DI tinham uns policiais com armas 12. Mas eu gostei de fazer o trabalho. Ficou legal.

    ResponderExcluir
  91. Eu gostei do trabalho, mais não gostei quando os meninos do José Diogo estragaram todo o nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  92. Eu goste mas eu fiquei com muita pena que os
    mal-educados dos alunos do José Diogo estrgaram tudo.
    Valeu,né.Foi uma otima ideia do professor Jamaro.

    ResponderExcluir
  93. Eu gostei da aula do Jamaro eu participei da aula mas os balões, não sobrou nenhum.

    ResponderExcluir
  94. julio patricki gomes pereira G4quarta-feira, setembro 15, 2010

    Eu gostei muito do trabalho do Jamaro, gostei muito de ter colocado os balões!

    ResponderExcluir
  95. eu participei do exercício do Jamaro
    foi muito legal mas os alunos do José Diogo pegaram tudo mas foi muito legal;...

    ResponderExcluir
  96. poxa vida o sol tava muito quente porque não deu refrigerante e não sopa a tarde...

    ResponderExcluir
  97. o sol tava quente mas valeu o esforço mas no
    final destruíram o nosso trabalho e as crianças
    das outras escolas e ate da nossa.

    ResponderExcluir
  98. eu gostei. É muita pena que os maninos pegaram os balões e não deixaram nenhum balão.

    ResponderExcluir
  99. NA AULA DO JAMARO EU GOSTEI MUITO POR QUE FOI DIVERTIDO E LEGAL FOI BOM POR QUE FOI AO AR LIVRE
    TEVE ALGUMAS REGRAS MAIS FOI BEM DIVERTIDO
    EU QUERO FALAR QUE A ESCOLA DOUTOR JOSÉ DIOGO DE
    ALMEIDA MAGALHÃES ATRAPALHOU O NOSSO TRABALHO
    E ESTRAGOU MEUS IRMÃOS TAMBÉM PEGARAM MAS EU ME
    ARREPENDI DE MEUS IRMÃOS TEREM PEGADO E MINHA MÃE
    XINGOU ELES ENTÃO EU NÃO SO GOSTEI. EU ADOREI.

    ResponderExcluir
  100. Eu não pude estar presente na intervenção artística mas pelos comentários dos meus colegas eu vi que foi muito bom, mas mesmo assim eu gostei!
    Mas fiquei chateado quando soube que os alunos do José Diogo arrancaram os balões!
    Eu também percebi que o trabalho dos professores e alunos valeu muito a pena!!!

    ResponderExcluir
  101. Eu gostei mas estava um pouco ruim,porque eu não coloquei muitos balões e também estava fazendo muito
    calor,não gostei quando os alunos do Jose Diogo pegaram tudo, a minha irmã também pegou e eu fiquei
    muito magoada com ela
    MIL BEIJOS

    ResponderExcluir
  102. Eu adorei o trabalho, essa proposta de intervenção feita pelo Prof. Jamaro mostra o que "NÃO" queremos para o futuro, o que nos fez pensar em tudo que achamos errado e não queremos para as futuras gerações. A cooperação entre os alunos e professores da Escola Integrada foi primordial para o sucesso do trabalho.Fiquei muito feliz com o resultado, e espero que muitos outros trabalhos como esse surjam futuramente.

    Bjos

    ResponderExcluir
  103. Jéssica rodrigues /sala:12sexta-feira, setembro 17, 2010

    Achei bem legal essa iniciativa do NÂO,com esse projeto tivemos a oportunidade de aprender vária coisas...

    ResponderExcluir
  104. Como podemos perceber pela maioria dos comentários acima, há uma queixa generalizada ante o vandalismo cometido pelos alunos da EM José Diogo, e de algumas "mães", que destruíram a criação do Jamaro e dos alunos... eu mesmo, da janela de minha sala, vi grupos de pessoas "carregando" muitos balões...
    Mas, vamos pensar um pouco - essa mesma indignação aparece quando:
    1. Vamos usar um "orelhão" ou uma caixa de coleta dos "Correios" ou um recipiente de coleta do lixo da SLU, e eles estão destruídos ou sem funcionar?
    2. Sentamos no banco do ônibus ou do metrô e o encosto está todo "rabiscado", inclusive com "baixarias" as mais desagrádaveis de se ver?
    3. Olhamos o pátio e os corredores da EMBH, após o "recreio", e vemos a enorme quantidade de papéis de guloseimas diversas e/ou restos de biscoitos, bolos e outros alimentos simplesmente atirados ao chão, inclusive bem ao lado dos inúmeros latões de lixo disponíveis para as pessoas utilizarem?
    4. Após cada turno de aulas, em cada sala de aula, encontramos amontoados de papéis e pontas de lápis e assemelhados espalhados pelo chão, sob e sobre as carteiras?
    5. Derrubados, em vários pontos da cantina, após o serviço de merenda e após o almoço, COMIDA, num país em que o governo cria um "Programa Fome Zero"?
    6. Após cada semana de aulas o estado que se encontram as mesas de alunos nas salas de aula, particularmente nas turmas iniciais? (Lembramos que todo sábado nossas auxiliares da limpeza LIMPAM completamente as mesas.)

    Precisamos de um "choque cultural", para desmontar a premissa de que "o que é público, ou de uso público, não tem DONO"! Tem SIM! Cada um de nós, o POVO!

    ResponderExcluir

Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes e são publicados aqui após serem moderados.
O blogdaembh.blogspot.com não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.
Obrigado. Equipe do Blog.