FELIZ NATAL E UM 2014 SUPIMPA!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Orquestra Filarmônica

Na segunda feira, dia 16 de agosto, os alunos do 2º ciclo e da Escola Integrada fizeram uma excursão ao Palácio das Artes, onde tiveram a oportunidade de assistir a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

A orquestra é composta pelo maestro e seus músicos que tocam trompa, trombone, trompete, tuba, violino, viola, violoncelo, contra-baixo, flautas, fagote, oboé, clarineta, tímpano, etc.

No início da apresentação, o maestro mostrou cada grupo de instrumentos, que são divididos por naipes: cordas, metais, madeira e percussão.

Guiados pelo regente, cada naipe com seus instrumentos e seus músicos tocaram maravilhosos movimentos.

Após a apresentação dos naipes, entrou o narrador Pedro Artur com a história "Pedro e o Lobo".

A história narra um garoto que conseguiu salvar a vida de seus amigos em uma aventura perigosa contra um lobo que, no final de tudo, foi parar numa reserva ecológica.

Além disso, a Orquestra tocou óperas de vários compositores como Haydin, que compôs 106 sinfonias e Mozart que escrevia ópera desde garoto, entre outros. Valeu!
por: Izabelle
fotos: Higor Torres

Brasil em Flautas


A E.M.BH teve a honra de receber o projeto Brasil em Flautas, que proporcionou aos alunos do terceiro ciclo um concerto didático com muitas atrações. O grupo formado por 6 flautistas, 3 homens e 3 mulheres de diferentes idades, tocou e falou sobre músicas brasileiras de diferentes épocas e compositores como Francisco Mignone (congada), Patáppio Silva (Primeiro amor) e outros.
O maestro Alberto Sampaio apresentou os instrumentos, falando um pouco sobre cada um, os diferentes sons e até fez uma brincadeira com um dos alunos pedindo a ele que tocasse o instrumento. A cada música tocada conversávamos um pouco sobre o compositor, sobre o ritmo ou alguma curiosidade.
Para finalizar o concerto, o maestro falou da importância do compositor Heitor Villa Lobos para a música brasileira destacando o interesse deste compositor pelas manifestações culturais do nosso país. A surpresa ficou por conta do convite ao professor Auro silva, que também toca flauta, a participar da última música "Trenzinho Caipira" de Villa Lobos.

Por: Equipe do blog
Fotos: Equipe do jornal EMBH
comentário de aluno:
"A música que eles tocaram parece com o canto dos pássaros."
Thalia Cristina




O NOVO VOCABULÁRIO DO ESTUDANTE


No dia 11 de agosto, em comemoração ao dia do estudante, os alunos da turma G do turno manhã fizeram um trabalho sobre o novo vocabulário do estudante. Foram escolhidas 13 palavras para as quais os alunos deveriam escrever um novo significado de acordo com o universo dos adolescentes.O trabalho que mais emocionou os alunos foi o das alunas Marcelle, Nayane, Stephanie.

Espero que vocês apreciem!

ATENÇÃO: É quando o meu pensamento está voltado para aquele garoto que eu gosto.

BELEZA: O momento em que eu olho aquele gatinho.

ZOEIRA: Quando minha cabeça gira, gira, gira de tanto eu pensar nele.

BAGUNÇA: Momento em que o conheci minha vida virou de tanto pensar nele.

GRITARIA: Meu coração grita de amores por ele.

NAMORAR: Ser feliz com quem você gosta.

INTERESSE:Não amar alguém por dinheiro e sim por amor.

MEDO: Medo de perder o seu amor.

ALEGRIA: O que eu sinto quando vejo ele.

COMPREENSÃO: É saber compreender o que eu sinto.

RESPEITO: Respeitar as opiniões do outro.

AMOR: É amar e ser amado.

Texto: Edinéia Amaral

Vocabulário: Marcelle, Nayane, Stephanie.